Top 4 : O Cinema e suas Rainhas

Cleópatra (1963)

a-single-man14Cleopatra-1963-elizabeth-taylor-16282231-1503-1016

Com 4 horas de duração, o épico trás a belíssima Elizabeth Taylor no papel de Cleópatra, a rainha do Egito, e narra a história da ascensão e queda do seu império. Usando seu charme, Cleópatra faz com que Julio César (Rex Harrison) desista de invadir o Egito, porém, o imperador é assassinado no senado romano. Cleópatra se volta então para seu substituto, o general Marco Antônio (Richard Burton), novamente com a intenção de proteger e ampliar seus poderes. Cleópatra o seduz, mas Marco Antônio torna-se frágil e submisso. O longa é considerado um dos mais caros da história do cinema, com o custo de 44 milhões de dólares em valores da época. Atualmente, existe um projeto de um novo longa sobre a história da rainha, com Angelina Jolie no papel principal.

Maria Antonieta (2006)

maria-antonieta-filme

Um amor: Tênis All Star escondido em uma das cenas  ♥

Um amor: Tênis All Star escondido em uma das cenas ♥

Enviada à França para casar ainda adolescente com o príncipe Luís XIV, Maria Antonieta (Kirsten Dunst)  logo se vê presa em um ambiente de rígidas regras de etiqueta e ferrenhas disputas familiares. Baseado na biografia homônima de Antonia Fraser, a diretora Sofia Coppola trás para o espectador um lado mais humana da rainha, que ficou conhecida por suas extravagâncias e futilidades, num período em que o país estava a beira de uma revolução. O longa foi filmado praticamente todo no palácio de Versailles, e conta com um trabalho de figurino incrível, tanto que venceu o Oscar desta categoria. A trilha sonora é um caso a parte, já que em vez de acompanharmos o desenrolar da história ao som de uma orquestra, como é o esperado, Sofia arriscou e trouxe uma trilha moderna e divertida, que casa perfeitamente com a  personalidade de sua protagonista.

A Jovem rainha Vitória (2009)

wedding4bPrestes a completar 18 anos de idade, a jovem Vitória (Emily Blunt) se vê em meio a uma luta pelo poder trono inglês, e tem como inimigos a mãe e o padrasto John Conroy, que teme perder seu poder e prestígio com a ascensão de sua enteada. Pouco antes de ser coroada rainha, Vitória encontra no primo, e futuro marido  Albert (Rupert Friend), um amigo à quem pode confiar suas medos e ambições naquele díficil período. Seu reinado durou 63 anos, o mais longo da história, e foi marcado por um período de  mudança industrial, cultural, política, científica e militar no Reino Unido. Em 2010, o longa ganhou o Oscar de melhor figurino.

O Amante da Rainha (2012)

a-royal-affair

a-royal-affair05

Caroline Mathilde (Alicia Vikander) é uma jovem britânica que se torna rainha da Dinamarca após se casar com o insano rei Christian VII (Mikkel Boe Folsgaard). Decepcionada com seu casamento, Caroline encontra em Johann Struensee (Mads Mikkelsen), um alemão com ideais iluministas e novo médico de seu marido, um amante e companheiro, e juntos se aproveitam da fragilidade mental de Christian para implantarem uma reforma iluminista no país, porém com a má administração dessas novas leis, uma crise se instaura e logo os dois são descobertos. Apesar de ser definido como um drama/romance, o longa aborda com maestria sobre a questão política da Dinamarca daquele momento, mostrando a fragilidade tanto do sistema monárquico, como da utopia iluminista mal estruturada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s